Abril 12, 2013Evento “Vamos falar de saúde mental?” recebe Coletivo DAR neste sábado (13)
9º Vamos Falar de Saúde Mental?
RETROCESSO: Internação compulsória, demissão em massa no CAPS Itapeva, tentativa de fechamento do CRIA. Aonde vamos parar? O que podemos fazer?
13/04/2013 – Sábado – 10h à s 13h
Â
Mais um ano começou com perdas importantes para a Reforma Psiquiátrica Brasileira, no estado de São Paulo, o mais conservador dos estados quando falamos de atenção à saúde mental e dependência quÃmica.O projeto de enfrentamento ao crack colocado em prática pelo governo do estado desrespeita as diretrizes do SUS e da polÃtica nacional de saúde mental, judicializando a atenção em saúde, e abrindo um precedente perigoso para a autonomia das ações em saúde como um todo. Fez pior: reacendeu para a grande massa a falácia de que no campo da saúde mental e da dependência quÃmica, a internação é a solução.
No final do ano passado uma tentativa mal-sucedida de fechamento do CRIA, concomitante ao edital propondo credenciamento de instituições de tratamento do autismo que trabalhem EXCLUSIVAMENTE com o viés cognitivo-comportamental, através da enorme mobilização de inúmeros atores e instituições contrários a tais medidas, deu origem ao “Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública”, que barrou tais medidas.
Agora o governo do estado volta a atacar com a demissão de mais de trinta funcionários do Caps Itapeva, atingindo o coração simbólico de nossa luta: o primeiro caps do Brasil.Não quaisquer funcionários:  quem resiste, quem insiste na reforma psiquiátrica enquanto diretriz nacional de saúde mental, quem acredita na escuta e no vÃnculo como a melhor forma de tratamento das dores da alma. Fez pior: percebendo a força de mobilização de nosso campo, deflagrou uma campanha difamatória contra os demitidos.
PRECISAMOS DETER O BONDE DA CONTRA-REFORMA EM NOSSO ESTADO!!!!
O coletivo “Vamos falar de Saúde Mental?” existe desde 2010, ano da IV Conferência Nacional de Saúde Mental-Intersetorial , no momento em que este mesmo estado se recusa a chamar a conferência estadual, e declara que fará polÃtica pública de saúde com consulta à s universidades.Ataque frontal ao SUS, ao controle social e a participação popular.O Instituto Sedes Sapientiae tem sido a casa que gerou e abrigou desde seu inÃcio este grupo, aberto a todos os interessados na Saúde Mental de São Paulo. Aqui no Sedes, trabalhadores de saúde mental do estado de São Paulo e interessados têm se encontrado para discutir sobre a realidade de suas práticas, as angústias envolvidas e que articulações/respostas esse coletivo pode pensar/produzir.
No próximo encontro, vamos por em debate as questões acima expostas, tendo como disparadores da discussão e convidados o Coletivo DAR (desentorpecendo a razão), representantes do movimento Psicanálise,Autismo e Saúde Pública e trabalhadores do Caps Itapeva, num formato que privilegiará o debate e a participação de todos os presentes.
Retomaremos ainda a discussão sobre fundar, a partir deste coletivo, um observatório de saúde mental, drogas e direitos humanos no sedes, com a função de informar, denunciar, propor ações transformadoras em nosso campo. Para saber mais sobre nosso percurso, acesse o site
www.sedes.org.br, onde se encontram convocatórias, relatórios de observação e textos sobre os encontros anteriores.
O “Vamos falar de Saúde Mental?†é aberto a todos os interessados, basta inscrever-se pelo e-mail:
saudemental@sedes.org.br. Informe-nos, por gentileza, se está inserido em algum serviço de saúde mental e o que gerou o seu interesse em participar.Â
Você também poderá se inscrever no local.  Até lá!
9.o. VAMOS FALAR DE SAÚDE MENTAL?
dia 13/04/2013 (sábado) – 10:00h
Instituto Sedes Sapientiae – Sala 05 –Rua Ministro Godói, 1484
Perdizes – São Paulo – SP
· Participe do grupo de discussão on-line, enviando e-mail para:
Comissão Organizadora:
Estela Rabello
Mariana Garcez
Myrna Coelho
PatrÃcia Villas-Boas
Helena Canto
Tatiana Janke
Comments
comments
Nos ajude a melhorar o sítio! Caso repare um erro, notifique para nós!