• Home
  • Quem somos
  • A razão entorpecida
  • Chame o DAR pra sua quebrada ou escola
  • Fale com a gente
  • Podcast
  • Quem somos
  • A razão entorpecida
  • Podcast
  • Chame o DAR pra sua quebrada ou escola
  • Fale com a gente
dezembro 04, 2013

Legalização de aborto, casamento gay e maconha são tema de atividade em São Paulo

Evento no Facebook: O URUGUAI É AQUI!

https://www.facebook.com/events/400167216780512/

Rede Brasil Atual

São Paulo – Em apoio às recentes medidas de reconhecimento das liberdade individuais adotadas pelo Uruguai em favor da legalização do casamento homoafetivo e da descriminalização do aborto e da maconha, coletivos e entidades antiproibicionistas, feministas e LGBT realizarão neste domingo (8), a partir das 15 horas, uma manifestação cultural no Elevado Costa e Silva, o Minhocão, no centro de São Paulo. O ato busca tornar visível a necessidade de aprovação de leis brasileiras que também reconheçam o direito de autonomia sobre o próprio corpo.

A Mani(festa)ção O Uruguai é aqui! pretende ocupar a parte inicial do Minhocão com intervenções artísticas de grupos de teatro e de grafiteiros, apresentação de bandas, beijaço, simulação de união homoafetiva, oficinas e rodas de conversa promovidas pelos diferentes coletivos envolvidos para evidenciar a falta de diálogo no Brasil sobre esses temas, segundo o farmacêutico Ébano de Castro, um dos organizadores da atividade.

Em abril deste ano o Uruguai se tornou o segundo país da América do Sul a aprovar o matrimônio igualitário – a Argentina autorizou o casamento gay em 2010. Além disso, o país legalizou no fim de 2012 os procedimentos de aborto durante as 12 primeiras semanas de gestação. A medida visa a reduzir práticas de abortos voluntários e clandestinos que causam inúmeros danos à saúde da mulher.

De acordo com o Ministério da Saúde Pública uruguaio, dez a cada mil mulheres entre 15 e 44 anos abortam no país. O número é um dos menores registros mundiais de interrupção da gravidez. Além disso, desde a descriminalização da prática em outubro do ano passado, houve apenas um óbito em procedimentos de aborto.

Segundo Castro, o ato paulistano irá comemorar “o avanço da política social” no Uruguai. “Além da aprovação do aborto e do casamento gay, o presidente José Mujica irá autorizar a legalização e a regulamentação do uso da maconha na próxima terça-feira (10), o que revela uma política liberal de preocupação com as liberdades individuais”, afirma.

O farmacêutico é membro do Centro de Convivência É de Lei/ResPire Redução de Dano, organização que realiza atividades lúdicas de assistência social com usuários de drogas em situação de vulnerabilidade, como moradores de rua. O coletivo, que atuará na manifestação cultural, aposta na prática de redução dos danos causados pelo uso de drogas e substâncias entorpecentes. Além disso, o ResPire distribui camisinha e material informativo sobre o efeito das drogas e como você deve agir ao usá-las, em festas e eventos.

“A redução de danos faz parte das políticas de saúde públicas brasileiras, mas é pouco aplicada. Ela parte do princípio que o uso de drogas acontece e que o mundo sem elas é uma utopia. O usuário de drogas tem o mesmo direito de acesso à saúde que qualquer cidadão que não as utilize. Assim, profissionais que estudam os efeitos psicotrópicos conversam com a sociedade civil para que o usuário saiba o que fazer para minimizar os prejuízos secundários causados por essas substâncias”, explica Castro.

Serviço 

Mani(festa)ção O Uruguai é Aqui
Data: 8 de dezembro (domingo)
Horário: a partir das 15 horas
Local: Minhocão, São Paulo (com acesso pela Rua da Consolação)

+ Leia mais

  • Por que o Uruguai não é aqui?Por que o Uruguai não é aqui?
  • O URUGUAI É AQUI – material de divulgação da ManiFESTAção de domingo O URUGUAI É AQUI – material de divulgação da ManiFESTAção de domingo
  • O Uruguai é aqui: Confira a repercussão da ManiFESTAçãoO Uruguai é aqui: Confira a repercussão da ManiFESTAção
FacebookTwitterWhatsAppCompartilhar

Comments

comments

Nos ajude a melhorar o sítio! Caso repare um erro, notifique para nós!

Tags

anticapitalismo antiproibicionismo cocaína crack cracolándia cultura descriminalização ecstasy encarceramento em massa feminismo genocídio guerra às drogas gênero higienismo hipocrisia história infância internação compulsória jornadas de junho justiça legalização legalização da maconha legalização de todas as drogas lgbt liberdade de expressão lsd maconha manifestação marcha da maconha mdma militarização movimentos sociais pcc pm política institucional proibicionismo psicodelia punir os pobres racismo redução de danos saúde uruguai uso medicinal violência violência policial
  • Quem somos
  • A razão entorpecida
  • Podcast
  • Chame o DAR pra sua quebrada ou escola
  • Fale com a gente