• Home
  • Quem somos
  • A razão entorpecida
  • Chame o DAR pra sua quebrada ou escola
  • Fale com a gente
  • Podcast
  • Quem somos
  • A razão entorpecida
  • Podcast
  • Chame o DAR pra sua quebrada ou escola
  • Fale com a gente
fevereiro 20, 2013

Prefeitura do Rio inicia a internação compulsória de usuários de crack

Terra

A internação compulsória de adultos usuários de crack no município do Rio de Janeiro começou, oficialmente, na madrugada desta terça-feira. Dezenas de pessoas foram retiradas da cracolândia da favela Parque União, no Complexo da Maré.

 

Uma megaoperação reuniu policiais civis e militares, guardas municipais, garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social. As pistas da avenida Brasil foram fechadas por cerca de meia hora para evitar que viciados em fuga fossem atropelados.

 

Antes desta ação, policiais militares estiveram no Parque União e na Nova Holanda para impedir a reação de traficantes.

 

Os adultos encontrados na cracolândia foram levados para um centro de triagem montado em um abrigo da prefeitura em Paciência, zona oeste da cidade. Equipes da secretaria de saúde estão no local para fazer a avaliação das pessoas acolhidas e encaminhá-las para o tratamento adequado.

Ação contra o crack dá início no RJ à internação involuntária de adultos

Megaoperação na madrugada desta terça recolheu dezenas de usuários.
Centro em Paciência receberá acolhidos para encaminhar a tratamento.

G1

Uma megaoperação de combate ao crack, realizada na madrugada desta terça-feira (19) na entrada da comunidade Parque União, em Bonsucesso, Subúrbio do Rio, retirou das ruas dezenas de usuários. De acordo com a Secretaria municipal de Governo, o objetivo da ação é solicitar à Justiça a internação involuntária dos viciados acolhidos, que será realizada pela primeira vez com adultos no estado, como mostrou o Bom Dia Rio.

Um centro de triagem foi montado em um abrigo da prefeitura em Paciência, Zona Oeste da cidade, para receber os usuários. Equipes da Secretaria de Saúde estão no local para fazer a avaliação das pessoas acolhidas e encaminhá-las para o tratamento adequado. O secretário municipal de Governo, Rodrigo Bethlem, também está na unidade. O saldo será divulgado em coletiva de imprensa, na manhã desta terça, no Centro de Operações, na Cidade Nova.

A internação involuntária é constitucional, e envolve casos extremos de saúde, em que o paciente não pode manifestar se quer ou não ser internado. Ela difere da internação compulsória, que necessita de um pedido da Justiça para ocorra.

Operação fechou Av. Brasil
O Bom Dia Rio acompanhou o trabalho dos agentes das secretarias municipais de Governo, Saúde, Desenvolvimento Social e Conservação, das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal. Durante 30 minutos, os dois sentidos da Avenida Brasil ficaram completamente interditados para evitar acidentes.

Muitos usuários conseguiram fugir ao perceber a chegada dos agentes. Mesmo assim, as vans da Secretaria de Assistência Social ficaram cheias. Entre os objetos deixados pra trás na correria, estão um bilhete que fala de anjos e um cartaz que cita Deus. Todo o material recolhido encheu dois caminhões.

Jovens e crianças circulavam pelo local. Com olhar distante, um menino de 13 anos conta que fugiu de casa há um mês pra morar no local. “Essa vida não é muito boa, não. Essa vida não é muito boa pra mim não”, disse o adolescente.

Iluminação e policiamento
Um carro da PM e um microônibus da Guarda Municipal vão permanecer no local onde ficava a cracolândia por tempo indeterminado, para evitar o retorno dos usuários. A nova estrutura também vai contar com iluminação especial.

+ Leia mais

  • Segunda (21): Movimentos sociais organizam vigília contra internação compulsória na “cracolândia”Segunda (21): Movimentos sociais organizam vigília contra internação compulsória na “cracolândia”
  • Rio: 56 usuários de crack internados nesta quarta no JacarezinhoRio: 56 usuários de crack internados nesta quarta no Jacarezinho
  • Negócio lucrativo e exploração de miseráveis convivem na cracolândiaNegócio lucrativo e exploração de miseráveis convivem na cracolândia
FacebookTwitterWhatsAppCompartilhar

Comments

comments

Nos ajude a melhorar o sítio! Caso repare um erro, notifique para nós!
Coletivo Desentorpecendo A Razão
Tweets por @coletivodar

YouTube

Tags

anticapitalismo antiproibicionismo cocaína crack cracolândia cultura descriminalização ecstasy encarceramento em massa feminismo genocídio guerra às drogas gênero haxixe higienismo hipocrisia infância internação compulsória jornadas de junho justiça legalização legalização da maconha legalização de todas as drogas lgbt liberdade de expressão lsd maconha manifestação marcha da maconha mdma militarização movimentos sociais pcc pm política institucional proibicionismo psicodelia punir os pobres racismo redução de danos saúde uruguai uso medicinal violência violência policial
  • Quem somos
  • A razão entorpecida
  • Podcast
  • Chame o DAR pra sua quebrada ou escola
  • Fale com a gente