• Home
  • Quem somos
  • A razão entorpecida
  • Chame o DAR pra sua quebrada ou escola
  • Fale com a gente
  • Podcast
  • Quem somos
  • A razão entorpecida
  • Podcast
  • Chame o DAR pra sua quebrada ou escola
  • Fale com a gente
abril 25, 2017

V Simpósio Internacional Maconha Outros Saberes: inscrições abertas!

Não deixa de ser curiosa a expectativa dos organizadores do V Simpósio Internacional Maconha Outros Saberes para o evento: ao defender a regulação da maconha como alternativa médica, econômica e social às políticas atuais, eles esperam que, com isso, “não seja necessária à realização de um “VI Simpósio”.

Realizado em uma parceria do CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o encontro acontecerá durante três dias (8 a 11 de maio) e abordará diversos aspectos do uso social da maconha: ritual, cotidiano, recreativo, cultural, religioso e terapêutico.

O evento contará com cinedebate, aula magna, palestra e mesas redondas sobre temas variados. Saca só como tá foda a programação:

8/5
Abertura com Prof. Elisaldo Araújo Carlini
Apresentação de trechos dos filmes “Cortina de Fumaça”, “Quebrando o Tabu” e “Ilegal”
Moderador: Rafael Morato Zanatto
Debate com os diretores: Rodrigo Mac Niven, Fernando Grostein e Tarso Araújo

9/5
AULA MAGNA: Mauro Aranha – CREMESP
MESA REDONDA: MÍDIA
Moderador: Cazé Peçanha
Debatedores: Bruno Torturra, Maria Carolina Trevisan, Fernanda Mena

MESA REDONDA: SOCIEDADE
Moderadora: Thamires Sarti
Debatedores: Luiz Eduardo Soares, Rebeca Lerer, Raull Santiago

MESA REDONDA: CULTURA
Moderadora: Roberta Costa
Debatedores: Maurício Fiore, Edward MacRae, Luana Malheiro

10/5
MESA REDONDA: USUÁRIOS
Moderador: Renato Filev
Debatedores: Leilane Assunção, Gabriela Moncau, Emílio Figueiredo

PALESTRA EM VÍDEO: Prof. Ethan Russo – Phytecs USA

MESA REDONDA: FILOSOFIA E RELIGIÃO
Moderador: Fernando da Silva
Debatedores: André Silva, Ras Geraldinho, Sister Kate (Sisters of the Valley)

MESA REDONDA: JUSTIÇA
Moderadora: Juliana Machado
Debatedores: Luciana Boiteux, Deborah Duprat (a confirmar), Beatriz Vargas, Vítore Maximiano

11/5
MESA REDONDA: HISTÓRIA
Moderador: Rafael Morato Zanatto
Debatedores: Henrique Carneiro, Thamires Regina Sarti, Frederico Policarpo

MESA REDONDA: POLÍTICA
Moderador: Lucas Maia
Debatedores: Milton Romani (Uruguai), Alejandro Gaviria (Colômbia – a confirmar), Beatriz Carlini (Washington, EUA), Ilona Szabo (Comissão Global)

SimposioMaconhaOutrosSaberes

Em texto divulgado pelo Simpósio no Facebook, os organizadores contam um pouco da história deste importante evento. Se liga:

Em 1995, ocorreu o primeiro Simpósio da série, denominado “Tetrahidrocanabinol como Medicamento”. Na reunião em Brasília discutiu-se o uso terapêutico do “9-THC como agente para a perda de apetite, náusea e vômitos, ocasionados pela quimioterapia do câncer. Embora o poder executivo aceitasse discutir a proposta, e representantes da indústria mostrassem “expectativa”, os médicos presentes, como representantes da Sociedade Brasileira de Oncologia, se opuseram à ideia. Apenas em 2000 o “9-THC foi regulado para estas finalidades.

Em 2005 optamos tentar neutralizar o “mito” – que perdura até hoje – de ser a maconha uma “droga particularmente perigosa”, comparada à heroína. Tal “absurdo pseudocientífico” foi proposto por um médico brasileiro na Reunião Internacional do ópio, em Genebra, Suíça, em 1926. Assim, o II Simpósio Internacional sobre a Cannabis Medicinal aprovou a moção de que o governo brasileiro deveria dirigir-se à Assembleia Geral da ONU solicitando a retirada da maconha da lista das “drogas malditas”, o que jamais aconteceu.

Em 2010, o III Simpósio Internacional sobre a Cannabis Medicinal solicitou às autoridades a criação de uma Agência Nacional da Cannabis Medicinal. Obtivemos sucesso acadêmico, mas nenhum resultado prático, pois o governo brasileiro mais uma vez não tomou providências. No entanto, em 2006 foi publicada uma lei (nº 11.343 – decreto regulamentador nº 5.912 de 2006) permitindo o plantio e o uso médico da maconha. Porém, o uso medicinal da maconha permanece proibido por leis não revogadas.

Em 2014, o IV Simpósio Internacional sobre a Cannabis Medicinal revisou os usos medicinais consagrados, destacando o uso de medicamentos à base de cannabis no tratamento de epilepsia, esclerose múltipla, câncer, dores neuropáticas/miopáticas etc. Esta edição contribuiu decisivamente para a legitimação da eficácia das terapias à base de cannabis e regulamentação da prescrição e importação dos derivados da maconha para fins medicinais, a partir do diálogo estabelecido entre a comunidade científica, pacientes, o CREMESP, a ANVISA, a SENAD, a CAPES e legisladores.

As inscrições são gratuitas – porém limitadas – e estão abertas.

V SIMPÓSIO INTERNACIONAL MACONHA OUTROS SABERES
Data:
8 a 11 de maio de 2017
Local: Teatro Marcos Lindemberg / Edifício dos Anfiteatros (Rua Botucatu, 862, 2° andar – CEP 04023-900 – São Paulo/SP)

+ Leia mais

  • Algumas orientações para obter maconha medicinal no Brasil – parte doisAlgumas orientações para obter maconha medicinal no Brasil – parte dois
  • Algumas orientações para obter maconha medicinal no Brasil – parte umAlgumas orientações para obter maconha medicinal no Brasil – parte um
  • Exibição de filme “Cortina de Fumaça” e Debate sobre Drogas e Proibicionismo – É HOJE!Exibição de filme “Cortina de Fumaça” e Debate sobre Drogas e Proibicionismo – É HOJE!
FacebookTwitterWhatsAppCompartilhar

Comments

comments

Nos ajude a melhorar o sítio! Caso repare um erro, notifique para nós!

Tags

anticapitalismo antiproibicionismo cocaína crack cracolándia cultura descriminalização ecstasy encarceramento em massa feminismo genocídio guerra às drogas gênero higienismo hipocrisia história infância internação compulsória jornadas de junho justiça legalização legalização da maconha legalização de todas as drogas lgbt liberdade de expressão lsd maconha manifestação marcha da maconha mdma militarização movimentos sociais pcc pm política institucional proibicionismo psicodelia punir os pobres racismo redução de danos saúde uruguai uso medicinal violência violência policial
  • Quem somos
  • A razão entorpecida
  • Podcast
  • Chame o DAR pra sua quebrada ou escola
  • Fale com a gente