Mais um exemplo da naturalização da violência estatal, agora da Folha, também conhecida por definir a ditadura civil-militar do Brasil como “ditabranda”. As fontes são todas da polÃcia, os mortos não têm nome nem famÃlia, são “criminosos”, como se isso fosse justificativa. Como canta o samba de Roberto Silva, “vejam só esse jornal, é o maior hospital/ porta-voz do bangue-bangue, e da polÃcia central”.
PM do Rio ocupa morro da Formiga após confronto; tiroteio em Vila Isabel mata 3
DIANA BRITO
colaboração para a Folha Online, no Rio
Um tiroteio ocorrido na madrugada desta quarta-feira no morro da Formiga, na Tijuca, zona norte do Rio, levou a PolÃcia Militar a realizar uma operação na região. Em Vila Isabel, também na zona norte, um confronto entre PMs e criminosos deixou três mortos.
Segundo o setor de inteligência da PolÃcia Militar, traficantes da favela da Rocinha (zona sul) –controlada pela facção criminosa ADA (Amigos dos Amigos)– teriam tentado tomar os pontos de venda de drogas no morro da Formiga, dominado pelo CV (Comando Vermelho).
A PolÃcia Militar, porém, ainda não tem informações se a ADA conseguiu invadir o morro. Cerca de 30 PMs do 6º Batalhão (Tijuca) foram deslocados para os acessos aos morros da Formiga e do Borel (favela vizinha) para evitar novos confrontos. Homens do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) também estão nos morros da Formiga e do Borel, com a ajuda de carros blindados.
Este foi o segundo tiroteio registrado no morro da Formiga em 24 horas. O outro aconteceu na madrugada de ontem entre facções de traficantes rivais. Apesar da ocupação no local, não havia registro de confrontos por volta das 10h de hoje.
Vila Isabel
Ainda durante a madrugada desta quarta, três homens, apontados como criminosos, foram mortos em um tiroteio com a PolÃcia Militar no bairro de Vila Isabel, em um dos acessos ao morro dos Macacos, na zona norte da cidade.
De acordo com PMs do Batalhão da Tijuca, os suspeitos não teriam ligação com a invasão ao morro da Formiga. A polÃcia afirma que os três tentavam assaltar motoristas na rua Ernesto Nazaré, quando foram surpreendidos por agentes.
Policiais militares do GAT (Grupamento de Ações Táticas) afirmaram ainda que já iniciaram uma operação no interior do morro da Formiga. Moradores e comerciantes foram orientados a evitar passar por áreas próximas à favela.
Prédios e casas da região estão com várias marcas de tiros nas paredes. Não há estabelecimentos comerciais abertos na localidade, mas policiais estão concentrados nas ruas Conde de Bonfim, Uruguai e Medeiros Pássaros.
Morro dos Macacos
Em outubro, traficantes de drogas da facção criminosa CV (Comando Vermelho), do morro São João, no Engenho Novo, e das favelas Jacarezinho e Manguinhos tentaram invadir o morro dos Macacos, onde os pontos de vendas de drogas são comandados pela facção rival ADA (Amigos dos Amigos).
Durante uma operação da PM para conter a guerra do tráfico, um helicóptero da corporação foi abatido por criminosos. Na ocasião, três policiais militares morreram.
Ao todo, 42 pessoas morreram em confrontos com traficantes de drogas no Rio a partir do dia 17 de outubro até a semana seguinte. Segundo a PM, entre as vÃtimas da guerra do tráfico no Estado estão três policiais militares e ao menos outros quatro moradores. Ao todo, 58 pessoas foram detidas –entre adultos e adolescentes.