Música brasileira de ayahuasca
Autores: Beatriz Caiuby Labate, Pesquisadora Associada do Instituto de Psicologia Médica da Universidade de Heidelberg (http://bialabate.net) e Gustavo Pacheco, Doutor em Antropologia pelo Museu Nacional
Dia 15, na Livraria Cortez, Rua Bartira 317, 19h
Editora Mercado de Letras, Campinas/SP
Ano: 2009
Formato: 11,5 x 21 cm
Apoio: Sociedade Alemã para Pesquisa (DFG) e Grupo Especial de Pesquisa “Dinâmicas do ritual†(http://www.ritualdynamik.de)
120 pp.
ISBN 978-85-7591-125-9
Preço: R$ 28,00
Resenha:
Este charmoso livro de bolso dá destaque ao tema da música nas religiões ayahuasqueiras do Santo Daime (nas suas vertentes Cefluris e Alto Santo) e da União do Vegetal (UDV). Ainda que maioria dos estudos sobre as religiões ayahuasqueiras reconheça a centralidade da música nestes rituais, a música, em geral, tem figurado ao lado de muitos outros aspectos tratados, sem ganhar um status de análise próprio, como ocorre aqui. Rica manifestação cultural, a música de ayahuasca revela uma multiplicidade de conexões com a religiosidade brasileira e expressões musicais do nordeste e da Amazônia, e tem sido um dos principais elementos destacados no recente processo de pedido de reconhecimento da ayahuasca como patrimônio cultural imaterial da nação brasileira. O livro explora o papel preponderante que a música ocupa no cotidiano dessas religiões, na produção dos significados religiosos e na construção do corpo e da subjetividade dos adeptos. A partir de uma descrição do fazer musical de cada grupo e de uma comparação entre ambos, os autores procuram entender o ethos destes grupos, assim como mais gerais destes movimentos religiosos. A obra representa uma importante contribuição em uma área de estudos ainda muito pouco explorada no Brasil: o estudo da música nos contextos rituais e religiosos.
Contato:
Mercado de Letras – Tel: (19) 3241 7514
livros@mercado-de-letras.com.br
http://www.mercado-de-letras.com.br