por Paula Boaventura em 28 de fevereiro de 2011
Nada melhor para quem gosta de curtir o carnaval do que ter a garantia de poder brincar sem precisar sentir os conhecidos e incômodos efeitos do consumo indevido de álcool e outras drogas, como a ressaca, por exemplo.
“No Carnaval da Bahia, abuse…da Alegria!â€
Por saber disso, as equipes dos serviços de referência de saúde para a atenção de usuários de álcool e outras drogas (CAPS AD Pernambués e Gey Espinheira) em parceria com o Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA/SESAB), lançarão no próximo dia 02 (quarta-feira de Carnaval), no circuito Dodô (Barra-Ondina, em frente ao Farol da Barra), às 18:30h, o bloco da Redução de Danos, que desfilará também no dia 03 (quinta-feira), no mesmo horário, no circuito Batatinha (Centro Histórico). O bloco, que será animado pelo grupo Tambores e Cores, contará com a participação dos profissionais destes serviços em ações que buscarão conscientizar os foliões, quanto à prevenção e redução de riscos e danos associados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, como a desidratação, o cansaço e a perda de coordenação motora.
Informação e Prevenção
O Carnaval de Salvador, que neste ano começará no dia 02/03, é considerada a maior manifestação popular da Bahia que, segundo dados da SALTUR, reúne uma média de duas milhões de pessoas, em 25 quilômetros de ruas, avenidas e praças. Durante os dois dias, serão distribuÃdos bandanas, panfletos, fitas e adesivos com orientações sobre o uso adequado de substâncias psicoativas, além da distribuição de preservativos para prevenir os foliões do contágio com doenças sexualmente transmissÃveis (DST/AIDS).
“Troque uma Lata por uma Ãguaâ€
Na quinta-feira (03), além do cortejo pelas ruas do Centro Histórico, o bloco também terá uma tenda, que ficará na Praça da Sé (em frente à Coelba) para aquele folião que necessitar de um momento breve de descanso. Além do repouso, a tenda também servirá como um posto de troca de latas de cerveja por copos de água mineral, buscando minimizar os efeitos de desidratação ocasionados pelo álcool. A campanha conta com o apoio da SESAB – Ãrea Técnica de Saúde Mental, Secretaria Municipal de Saúde – Coordenação de Saúde Mental, EMBASA, ABAPEQ, CETAD Observa, Brune VeÃculos, Geloso, Grupo Tambores e Cores, Indaiá Ãgua Mineral, e Criar MÃdia Soluções.
fonte: CETAD Observa