Toronto (Canadá), 18 abr (EFE).- Um estudo divulgado nesta segunda-feira pela revista cientÃfica “The Lancet” revela que a primeira sala de consumo supervisionado de drogas da América do Norte, situada na cidade canadense de Vancouver, reduziu de forma drástica as mortes por overdose.
O estudo calculou em 35% a redução de mortes por overdose nas imediações da sala, situada em um dos bairros mais conflituosos de Vancouver, enquanto no resto da cidade a queda das mortes foi de apenas 9,3%.
O estudo avaliou a taxa de mortalidade entre 2001 e 2003 e entre 2003 e 2005. Com esses dados, os autores revelaram que após a abertura da sala de consumo supervisionado as mortes passaram de 253 por cada 100 mil pessoas para 165 por cada 100 mil pessoas.
O estudo é de especial importância porque o Governo canadense do primeiro-ministro conservador, Stephen Harper, quer fechar o centro.
A sala de consumo supervisionado de Vancouver conseguiu permissão para operar em 2003, quando o Partido Liberal estava no poder, e conta com de dez quartos, uma sala de descanso e profissionais de saúde para atender aos drogados do centro que o utilizam para consumir suas próprias drogas.