Reparem na forma como o correspondente internacional de esportes da Globo trata o tema com a maior naturalidade do mundo. Os portugueses devem estar pensando hoje, após 10 anos de descriminalização, “como é que demoramos tanto tempo para pensar nisso?!”
Na espera por Galvão Bueno para a gravação da nova temporada do “Na Estrada com Galvão 3”, em Portugal, o editor-chefe do “Esporte Espetacular” Sidney Garambone, o correspondente internacional Pedro Bassan, seu filho Antônio e o repórter cinematográfico José Carlos Silva, o Mosca, assistiram à uma partida de futebol do Campeonato Português e revelaram curiosidades do futebol lusitano. Entre elas, a liberação do uso de maconha nos estádios.
(para ver o vÃdeo, clique no link para o site da reportagem: http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2011/04/ee-de-bolso-legislacao-portuguesa-permite-fumar-maconha-em-estadio.html )
O estádio do Vitória de Setúbal, a 40 minutos de carro da capital Lisboa, reflete uma das mais modernas legislações da Europa referente ao uso de drogas. Em Portugal, é permitido fumar maconha em locais públicos pois não é considerado crime. Pedro Bassan explica como as medidas têm ajudado no combate aos tóxicos:
– Tem dado certo na orientação à s pessoas, que são encaminhadas para centros de orientação e de dependência. (grifo nosso)
Outra curiosidade observada durante o clássico da Liga Portuguesa é a ausência de alambrado no estádio. É um conceito europeu que permite que qualquer torcedor invada o campo, mas em contrapartida são aplicadas multas e sanções muito altas caso haja algum incidente.
– Ocorre interdição do estádio, jogo com portas fechadas, aqui funciona muito bem. A torcida fica muito comportada – conta Bassan.
A partida, válida pela 24ª rodada do campeonato, terminou em 2 a 1 para o Vitória de Setúbal sobre o Nacional com gols de Neca, JaÃlson e Anselmo descontando. No vencedor joga o brasileiro Claudio Pitbull. Já no derrotado, atua o ex de Palmeiras e Náutico Thiago Gentil.