E a Rede Globo está de fato engajada na campanha por mudanças nas polÃticas de drogas. O jornal O Globo há tempos defende tal posição – mesmo que geralmente mais focada na descriminalização da maconha, algo próximo ao discurso do ex-presidente FHC – e representantes desse grupo empresarial tem cadeiras tanto na Comissão Brasileira Drogas e Democracia quanto na Latino-americana.Recentemente, o programa Fantástico fez uma longa matéria partindo da premissa de que a guerra à s drogas falhou (veja aqui).
O humorÃstico A Grande FamÃlia já havia feito uma edição toda sobre maconha, com um enfoque aberto e leve, confirmando que também a parte artÃstica da emissora faz parte de seus projetos politicos. E agora eis que a novela Insensato Coração exibe um preso por “plantar uma erva medicinal em casa para consumo próprio”.
Confiram o vÃdeo abaixo, e reflitamos sobre os interesses econômicos pesados que estão envolvidos nesta questão, e de como um projeto de alternativas deve levar em consideração esta disputa já há muito em curso, nas ruas e também nos cÃrculos polÃtico-empresariais mais retrógrados do paÃs.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xIycm9OBjAw&feature=player_embedded[/youtube]