“A verdade é que dois terços da verba federal para Cultura foi cortada. Exigimos aprovação da PEC 150. Ela garante que o mÃnimo de 2% do orçamento geral da União seja destinado à Cultura.” O Movimento dos Trabalhadores da Cultura (MTC) fez um chamado na semana passada: trabalhadores da cultura, é hora de perder a paciência!
Sob bandeiras como “Arte pública com dinheiro público”, “Fim do engôdo chamado incentivo cultural via isenção fiscal”, “Por polÃticas culturais estruturantes” e “Cultura não é mercadoria”, o movimento segue ocupando desde 25 de julho, com muitos debates e atividades, a sede da Funarte no centro de São Paulo.
“Os portões estão fechados mas a casa está aberta. Temos medo. O Estado detém o monopólio legal da violência e suas forças armadas (polÃcias federais, estaduais, municipais e exército). Não temos armas, e garantimos nossa segurança e a vitalidade do espaço com portões cerrados aos representantes deste Estado. A casa está aberta”, dizem e convidam. O DAR estende-se não só entre os apoiadores, mas entre os que fazem este convite.
Aproveitnado esta Dica Do DAR, indicamos tanto o site do movimento quanto vÃdeo com fala de Iná Camargo Costa sobre horizontes mais amplos do que garantia de financiamentos para a cultura – além de um vÃdeo convite bem humorado da ocupação.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=irrXqLivqwQ&NR=1[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qr6dXTN-Eoo[/youtube]