do Uol
A nova ministra do Serviço Penitenciário de Venezuela, Iris Varela, disse que 40% dos presos no paÃs não deveriam estar atrás das grades e estuda uma possibilidade de libertá-los de acordo com a lei. A declaração foi dada em entrevista ao jornal “El Nacional” neste domingo.
“Dos 50.000 presos hoje, no paÃs, 20.000 deveriam estar fora da prisão”, disse Iris. “Eles podem pagar suas penas fora da cadeia”, completou.
Em declarações ao diário, a ministra defende o “descongestionamento das cadeias venezuelanas” como uma solução para o problema de sobrelotação das cadeias e destacou que “prender todo o mundo” não solucionou “o problema da delinquência no paÃs”.
Iris assumiu o cargo no mês passado e tem a difÃcil missão de solucionar o caos no sistema carcerário da Venezuela, especialmente nas prisões Rodeo I e II, palcos frequentes de rebeliões.
De acordo com o Observatório de Prisões da Venezuela, 124 pessoas já morreram nas prisões do paÃs só nos primeiros meses de 2011. Isso sem contar a rebelião em Rodeo II, que matou pelo menos 25 pessoas.
“Você tem uma prisão feita para 600 pessoas, mas 1.200 estão lá. E no dia de visita, outras 2.000 chegam”, disse Iris ao jornal. “É uma situação louca e nós vamos resolver isso”, afirmou a ministra.