ATENÇÂO Ato na Secretaria Estadual de Saúde, terça-feira, 1 de Novembro às 10h.
 A partir do anuncio de fechamento do Centro de Atenção Integral em Saúde Mental (CAISM) Ãgua Funda – “David Capistrano da Costa Filhoâ€, os trabalhadores do SUS, do CAISM Ãgua Funda, usuários do serviço, familiares, entidades em defesa da Reforma Psiquiátrica ficaram indignados e iniciaram uma série de mobilizações para impedir a privatização e o fechamento deste serviço de excelência em saúde mental da grande São Paulo avaliado em 2005 pelo PNASH.
A proposta da Secretaria Estadual de Saúde é privatizar e extinguir o serviço de saúde mental transformando-o em um hospital para receber leitos para dependência quÃmica, mas somos contra que para isso se feche um serviço essencial de saúde mental que atende em 4 programas:
– Hospital Dia (funcionando de acordo como um CAPS);
– Moradia Protegida com 34 moradores inseridos na comunidade;
– Atendimento único no estado para dependente quÃmico associado com doenças psÃquicas graves;
– Atendimento para pacientes em crise.
Na sexta-feira, dia 21 de outubro, representantes do movimento em defesa do Ãgua Funda denunciamos no Conselho Estadual de Saúde que se colocou repudiando esta polÃtica.
Protocolamos em 24/10 denúncia no Ministério Público.
25/10 – Comissão Sindical de Base do Sindsaúde – realização de Assembléia no CAISM Ãgua Funda e o Deputado Gianazzi (PSOL) comprometeu-se a denunciar na OMS (Organização Mundial de Saúde). Formamos uma comissão com mais de 40 pessoas e fomos para ALESP (Assembléia Legislativa Estado de São Paulo), denunciar na audiência pública na Comissão de Saúde liderado pelo deputado Marcos Martins (PT). Na ALESP denunciamos para os deputados de todos os partidos.
Na quinta-feira, 26/10/11, o movimento em defesa da Ãgua Funda, a Comissão Sindical de base do Sindsaúde e o Sindsaúde, fizeram um grande ato no CAISM da Ãgua Funda com trabalhadores, usuários, familiares e diversas entidades presentes apoiando. A Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia, o Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo, representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Associação de Bairro da Ãgua Funda, representantes de diversos sindicatos e fizeram um grande ato com mais de 250 pessoas com presença do Deputado Presidente da Comissão de Saúde Marcos Martins (PT), a presença do deputado Adriano Diogo(PT) e fizemos grande passeata pacifica e fechamos a Rodovia dos Imigrantes por 30minutos.
Reivindicamos a não privatização e a manutenção dos serviços de saúde mental existente.
Todos os lutadores da saúde, da saúde mental e dos direitos humanos estão convocados para:
Ato na Secretaria Estadual de Saúde, terça-feira, 1 de Novembro às 10h.
Passeata hoje cedo, denúncia na Assembleia Legislativa e no portal de Luis Nassif
Os trabalhadores e usuários do CAISM da Ãgua Funda, indignados com a intenção do governo do Estado de privatizar a unidade, estão mobilizados, denunciando o projeto e buscando o apoio da sociedade para evitar mais um golpe contra a saúde pública no estado de São Paulo.
Ontem denunciaram o governo do estado em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.
Hoje trabalhadores e usuários da saúde realizaram passeata em protesto contra a intenção do governo do estado em privatizar e restringir o atendimento do CAISM Ãgua Funda.
E hoje a denúncia também está no portal do jornalista Luis Nassif:
Apenas uma reflexão – Governo paulista e o melhor Centro de Cuidados para Drogados.
AOS COLEGAS PARA CONHECIMENTO
RECEBIDO PELO Oldemar Alves de Souza.
IDEM AO MINISTÃRIO PÚBLICO SE ALGUÉM SOUBER O CAMINHO E PUDER AJUDAR
O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, pretende passar a Gestão do CAISM da Ãgua Funda “Dr. David Capistrano da Costa Filhoâ€, também conhecido como Hospital da Ãgua Funda, e Hospital Psiquiátrico da Ãgua Funda, para a UNIFESP.
OCORRE QUE
Declarado que a Nova Gestão transformará a Unidade em ATENDIMENTO EXCLUSIVO A USUÃRIOS DE ÃLCOOL E DROGAS. Com data marcada para o Inicio da Gestão para 01 de janeiro de 2012.
CONSIDERANDO
1- Esta Unidade na atualidade já contempla este Atendimento com um Núcleo de Comorbidade (NC), para atender usuário desta categoria com quadros Psicóticos e Distúrbios Grosseiros de conduta, com risco a si e a terceiros.
2- Possui um Nucleo de Agudos (NA) para Atendimento a Quadros e Doenças Mentais em Primeira e Segunda Ocorrência, uma vez que estas situações requerem Atenção Especial Diferenciada, para melhor entendimento das Patologias e Orientação Segura por Equipe Multiprofissional Especializada, visando melhor Evolução e Preveção de Novos Surtos.
3- Possui também um Núcleo de Reagudizados e uma Unidade de Moradias, onde estão alocados Usuários com Patologias Severas de Prognóstico Reservado e Sem Sustentação Social, o que encontra nesta Unidade.
CONSIDERANDO AINDA
4- Que o Hospital Não Possui Capacidade Ociosa – De fácil verificação por Análise de Seus Arquivos –
5- A Demanda Reprimida por Internação Psiquiátrica – Também de Fácil constatação pelo exame de Boletins de Atendimento dos Prontos-Socorros; estes a cargo da Prefeitura de São Paulo – sem falar nas condições precárias dos Pronto-Socorros que, no mÃnimo deixam a desejar e Já No Presente, são obrigados a manter em Observação Usuários que aguardam Vagas nos Hospitais, muitas vezes em Condições Terapêuticas que não seriam desejáveis: Contenção Mecânica no Leito e Maior Aporte Medicamentoso para acompanhamento do Quadro, Enquanto Aguardam Vagas devido as limitações destas estruturas.
CABE ACRESCENTAR QUE
6- ESTE CAISM FOI O MELHOR DO BRASIL AVALIADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE. POR SEU EXCELENTE TRABALHO PRESTADO AOS USUÃRIOS. E prossegue aprimorando seu NÃvel de Atendimento.
7- O Núcleo de Agudos referido no item 2 é INOVAÇÃO DESTA UNIDADE tendo sido implantado em função do Claro Interesse desta Unidade em prestar Atendimento
Condizente com parâmetros Técnicos, Éticos e Humanitários.
Não seria o caso da PROMOTORIA ATUAR?
1- Exigir do Estado de São Paulo a procura de outro Local para exclusivo Atendimento a “Ãlcool e Drogas†que NÃO DESMANTELE SERVIÇOS QUE ESTÃO FUNCIONANDO COM EFICÊNCIA, uma vez que as Internações Psiquiátricas; por mais lamentáveis que sejam; ainda são um RECURSO INDISPENSÃVEL, e como tal, de Prática Universal, inclusive em PaÃses de Primeiro Mundo.
2- E que a citada Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo encaminhe a esta Promotoria um Plano Detalhado, das Providências com que pretende implantar novo Atendimento a “Alcool e drogas†para que de modo nenhum seja prejudicado o Atendimento à s Internações Psiquiátricas simplesmente sobrecarregando os Prontos –Socorros com PrejuÃzo da População, nem afetem Usuários de Moradias Terapêuticas, mantendo a Dignidade de que desfrutam nestas Unidades.
Postado por Vinicius em 26 outubro 2011 Ã s 10:12
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/apenas-uma-reflex-o-governo-paulista-e-o-melhor-centro-de