No mês em que completa um ano a frente das operações conjuntas de enfrentamento ao crack na cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na manhã desta quarta-feira, dia 7, mais uma ação para retirada de população em situação de rua e de combate à droga no Jacarezinho e arredores. Ao todo, foram realizados 56 acolhimentos, sendo 48 adultos e 8 crianças e adolescentes.
Na chegada à comunidade, muitos usuários de drogas tentaram evadir do local para evitar a aproximação dos assistentes sociais da Prefeitura do Rio. Algumas pedras foram arremessadas contra as equipes de abordagem, mas ninguém ficou ferido. O trabalho de acolhimento, realizado por 30 funcionários da SMAS, contou com o apoio de policiais do 3º BPM. Nos últimos 11 meses, a SMAS realizou 19 operações conjuntas com órgãos de segurança na cracolândia do Jacarezinho, com um total de 1.173 pessoas acolhidas.
Após o processo de identificação na polÃcia, todos os acolhidos serão encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do municÃpio. Os adultos irão para o abrigo de Paciência e as crianças e os adolescentes para a Central de Recepção Carioca, no Centro. Aqueles menores que forem identificados com alto grau de comprometimento com a dependência quÃmica serão conduzidos para tratamento em uma das quatro unidades de abrigamento compulsório.
Desde o dia 31 de março de 2011, a SMAS realizou 3.289 acolhimentos (2.788 adultos e 501crianças e adolescentes).