do Yahoo Sports
Por Fernando Arbex | Yahoo! Esportes – 2 horas 46 minutos atrás
A Comissão Atlética da Califórnia (CSAC) anunciou que estão liberados o uso de maconha para fins medicinais e o tratamento de reposição de testosterona (TRT). A medida da entidade, que chancela os eventos do Strikeforce e é responsável pelo controle antidoping da organização, está atrelada à obrigatoriedade dos atletas de apresentarem relatórios médicos comprovando necessidade da utilização dessas substâncias.
Para o caso de testosterona especificamente, George Dodd, diretor da CSAC, disse que o lutador habilitado a usá-la será obrigado a prestar exames de sangue 30 dias antes e depois de um evento para garantir que os nÃveis estarão dentro das margens aceitáveis. Ele afirmou que todos os materiais enviados serão revistos pelo conselho médico da Comissão, que acrescentou um endocrinologista à junta de profissionais.
Porém, para ser aprovada em lei estadual, a emenda deve ser agora analisada e aprovada pelo Departamento de Assuntos do Consumidor do estado norte-americano da Califórnia e, em seguida, pelo Gabinete do Estado de Direito Administrativo. O processo pode levar meses ou até anos.
Alguns atletas famosos do UFC seriam beneficiados caso a Comissão Atlética de Nevada, responsável pelo Ultimate, siga a mesma linha. Nick Diaz foi flagrado com uso de maconha e será julgado no dia 24 de abril. O atleta afirma que faz uso da substância para fins medicinais. Dan Henderson compete na organização com uma licença para o tratamento com TRT, assim como Chael Sonnen.