Gustavo Maia Do NE10/Bahia
O mau tempo que há três dias paira sobre Salvador pode ter diminuÃdo o número previsto de participantes, mas não o Ãmpeto dos integrantes da Marcha da Maconha, que aconteceu na tarde deste sábado (19), entre as 16h e as 18h. A passeata em apoio à legalização do consumo da erva reuniu em torno de 400 pessoas. A organização previa até mil. Esbanjando bom humor, com criativos cartazes e gritos de guerra, os manifestantes percorreram ruas e avenidas da capital baiana, desde a praça do Campo Grande até o Farol da Barra, um trajeto de aproximadamente quatro quilômetros. Toda a caminhada foi acompanhada de perto por poucos policiais militares, que não interferiram em nenhum momento. Não houve registro de consumo da droga durante a marcha.
Na concentração, o céu nublado preocupava os organizadores da manifestação. “Como este ano não há nenhuma proibição, por causa da decisão do Supremo Tribunal Federal (que liberou a marcha em 2011), esperávamos contar com mais participantes. Estamos trabalhando na divulgação desta marcha há uns três meses, e estávamos contando com quase mil pessoas, mas infelizmente o clima frustrou um pouco nossa previsão”, afirmou o artista e pesquisador Bruno Rohde, 27 anos, que integra o coletivo Para atrair mais apoiadores, os integrantes estenderam faixas e cartazes com frases como “Descriminaliza já, STF!”, “Cultivo caseiro é redução de danos”, “Maconha não mata ninguém, a proibição mata todos os dias”.
Confira alguns gritos de guerra ouvidos na Marcha da Maconha:
– Não tenha vergonha, porque seu filho também fuma maconha
– Ei, polÃcia, maconha é uma delÃcia
– Um, dois, três. Quatro, cinco, mil. Vamo legalizar a maconha no Brasil
– Ei usuário, saia do armário
– Ei, amigo, vem fumar comigo. Ei, parceiro, eu sou maconheiro
– Eu sou maconheiro, com muito orgulho, com muito amor
– Dilma Rousseff, legaliza o “beck”
Ontem aconteceu a Marcha da Maconha Salvador 2012 e é claro que o Mente Aguçada não podia ficar de fora dessa. O dia acordou horrÃvel e tudo indicava que a chuva atrapalharia o movimento a favor da erva, mas nem mesmo o mal tempo conseguiu conter o belÃssimo e animado protesto que aconteceu pelas ruas do Campo Grande. Os primeiros corajosos saÃram ainda debaixo de chuva, mas o tempo melhorou pouco antes da Marcha sair e continuou até próximo ao final do trajeto, permitindo que o movimento fosse realizado de forma mais animada, unindo cada vez mais pessoas ao longo do percurso.
O Mente Aguçada estava lá e acompanhou de perto todo o trajeto da Marcha, que se estendeu até a Barra, com muita paz e harmonia. Os manifestantes lançaram canções como “Eu sou maconheiro, com muito orgulho, com muito amor”, “Não tenha vergonha, porque seu filho também fuma maconha” e “Dilma Rousseff, legalize o beck” e a empolgação era contagiante, levando as pessoas que passavam a se envolverem com o movimento.
Aqui estão alguns registros feitos pelo Mente Aguçada no evento:
Cartazes expostos antes da saÃda da Marcha |
Concentração de pessoas antes da saÃda |
Marcha nas ruas de Salvador |