O ator Tommy Chong – conhecido no anos 1970 como integrante da dupla humorÃstica “Cheech and Chong” – disse, em entrevista à emissora norte-americana CNN, que foi diagnosticado com câncer de próstata há cerca de um mês e que, desde então, tem utilizado óleo de maconha como tratamento.
“Cannabis é cura. A legalização da maconha significa mais para mim do que apenas poder fumar um baseado sem ser preso”, disse.
Segundo Tommy (atualmente com 74 anos), ele teve os primeiros sintomas da doença há oito anos. Depois de descobrir o câncer, um mês atrás, passou a utilizar o óleo da erva, que ele diz usar apenas durante a noite para “não ficar devagar” durante o dia. “Hoje uso apenas como remédio”, completou.
O duo “Cheech and Chong” era formado por Tommy e seu companheiro Richard Marin. A dupla interpretou, em diversos filmes e seriados, dois hippies que tratavam de temas tÃpicos da tribo, como a paz e o amor e a legalização da maconha. Seu primeiro longa-metragem, Queimando Tudo (com tÃtulo original de Up In Smoke), foi lançado em 1978.