O Sarau do Binho, há oito anos, reúne poetas, cantores, músicos, atores e outros artistas populares que se revezam de forma livre, com o propósito de mostrar sua arte para quem estiver interessado em ver e ouvir.
O Sarau do Binho já se transformou em marco importante de expressão cultural para poetas e escritores dos movimentos de periferia da cidade. O interesse dos participantes pela cultura é construÃdo com o próprio esforço, e gera frutos de qualidade.
Sua existência dá margem a outras iniciativas, como a participação em eventos culturais da cidade, interação com quilombos e aldeias e até mesmo caminhadas culturais por outras cidades e estados, que é a Expedicion Donde Miras que já apresentou saraus em várias cidades do interior de São Paulo, Curitiba e Rio de janeiro.
Os artistas do Sarau têm consciência da importância do evento, assim como seu idealizador. “O Sarau é um laboratório. Aqui as pessoas trazem suas criações e aprendem o gosto por ler e escrever. Do laboratório popular, mais do que textos, sai também a consciência cidadã fortalecidaâ€, explica Binho.
O bar onde acontecia o Sarau do Binho foi fechado pela Prefeitura de São Paulo, por isso, estamos realizando o Sarau Itinerante fortalecendo outros espaços culturais.
E estamos aqui no Catarse para realizar as seguintes movimentações:
– Dar continuidade ao sarau, momentaneamente itinerante, sem um ninho, mas sem perder a ternura jamais.
– Brechoteca, nossa biblioteca popular no jardim Rebouças aqui no Campo Limpo.
– Lançamento do Livro do Sarau do Binho.
– Pagamento das multas para seguirmos com o nome “limpoâ€.
– Bicicloteca ( empréstimo de livros numa bicicleta ).
– Cine Beira-rio que acontece na Brechoteca.
Conheça mais sobre o Sarau aqui