(Evidentemente que a prisão acontece não por investigação de seus pares, mas por conta da divulgação na mÃdia)
Um vÃdeo amador mostrando o servente Paulo Batista Nascimento, 25, sendo encurralado em uma casa, na zona sul de São Paulo, por policiais militares e, em seguida, aparecendo morto, gerou neste domingo (11) ordem de prisão para cinco PMs envolvidos.
Os policiais abordavam um veÃculo que havia sido roubado quando as cenas foram gravadas por um vizinho da vÃtima. Houve troca de tiros
No boletim de ocorrência registrado, segundo o programa “Fantástico”, que exibiu as imagens, Nascimento estaria no veÃculo com outras duas pessoas e teria fugido.
O documento não trazia mais detalhes sobre o homem –que já havia sido condenado por receptação, roubo e falsificação de documentos–, apenas que o corpo havia sido encontrado em uma viela.
Na gravação, porém, o servente aparece vivo quando é cercado. Ele leva tapas e chutes dos policiais e é colocado dentro do carro de polÃcia. É possÃvel ouvir o barulho de um tiro.
Ainda de acordo com o programa da TV Globo, os PMs afirmaram ter socorrido Nascimento, que deu entrada às 21h40 no hospital.
Outros 25 policiais que participaram da ação, mas não aparecem nas imagens, vão ter de dar esclarecimentos ao Comando da PolÃcia Militar.
VÃdeo desmente versão da PM-SP e indica que suspeito foi morto à queima roupa por policial
Um vÃdeo amador exibido na edição deste domingo (11) do Fantástico desmentiu a versão da PolÃcia Militar sobre a morte do servente Paulo Batista do Nascimento, 25, morto na última sexta-feira (9) no bairro do Campo Limpo, zona sul da capital paulista.
Segundo a PolÃcia Militar, dois policiais tentaram abordar um carro que havia sido roubado, mas foram recebidos a tiros. De acordo com o Boletim de Ocorrência feito pelos PMs, o rapaz estava no veÃculo com outros dois passageiros e teria conseguido fugir após a troca de tiros.
O boletim não fornece detalhes sobre o que aconteceu com Nascimento depois e apenas relata que o corpo da vÃtima foi encontrado pela polÃcia em uma viela. Os PMs dizem ter socorrido o servente, que deu entrada à s 21h40 no hospital.
As imagens, entretanto, mostram os policiais agredindo o suspeito, que é colocado dentro do carro da polÃcia. Na sequência, um PM, que apontava a arma em direção ao suspeito, dispara. Neste momento, o cinegrafista amador se assusta e perde o foco dos policiais.
A equipe do telejornal mostrou as imagens neste domingo ao comando da PM, que determinou a prisão imediata de todos os policiais envolvidos no episódio.
“Tão logo tomamos conhecimento dos fatos, determinamos a prisão de todos os policiais militares envolvidos. A PolÃcia Militar vai apurar rigorosamente e, de acordo com as provas que forem carregadas ao inquérito, ao processo, esses policiais militares deverão ser processados, demitidos ou expulsos da corporaçãoâ€, afirmou Roberval França, comandante da PM.