QUITO — A partir desta sexta-feira, os consumidores de drogas no Equador poderão portar maconha, cocaÃna, heroÃna, ecstasy ou anfetaminas em quantidades fixadas pelo governo sem serem sancionados. A resolução, publicada no Diário Oficial, explica ainda que o ministério da Saúde preparou uma “análise técnica†sobre quantidades referenciais com fins de consumo.
Equador aprova porte de drogas para consumo pessoal
 Estadão
O Equador autorizou nesta sexta-feira o porte de drogas para consumo pessoal. A medida foi publicada no Diário Oficial equatoriano.
A partir de hoje, o porte de maconha, cocaÃna, heroÃna, ecstasy e anfetaminas em pequenas quantidades estabelecidas em lei não será mais alvo de punição pela polÃcia nem pelo sistema judiciário.
Os limites máximos de porte são de 10 gramas para maconha, 2 gramas para pasta-base de cocaÃna, 1 grama para cloridrato de cocaÃna, 0,01 grama para heroÃna, 0,01 grama para ecstasy e 0,04 grama para anfetaminas.
Na véspera, o procurador-geral Diego GarcÃa enfatizou que “a constituição e a lei permitem ou consideram que não é crime o consumo” e que “o que está sujeito a punição é o cultivo, o tráfico e a venda, seja em quantidades pequenas ou elevadas”. Fonte: Associated Press.