Chicago – O governador de Illinois, Pat Quinn assinou nesta quinta-feira o projeto de lei que legaliza o uso da maconha com fins medicinais. A ratificação de lei aconteceu durante uma cerimônia na Universidade de Chicago. Ainda assim, vai demorar alguns meses para que a maconha medicinal esteja disponÃvel para compra.
“Quando o governador sancionar a lei será um sinal de que o Estado de Illinois ainda tem uma boa cota de compaixão e preocupação com aqueles entre nós que, sob os cuidados médicos, desejam experimentar um novo tipo de tratamento”.
De acordo com a lei, que entrará em vigor no dia 1º de janeiro, uma pessoa pode receber, sob receita médica, até 70 gramas de maconha para um perÃodo de duas semanas.
Além disso, o médico que fornecer a receita deverá ter tido uma relação médica anterior e contÃnua com o paciente. O profissional da saúde também deverá ter determinado que o paciente sofre alguma enfermidade grave ou crônica.
Durante o debate, alguns legisladores expressaram seu medo de que o tratamento com maconha abra portas para um uso de drogas mais perigoso.
A lei permitirá a operação de até 22 cultivadores de maconha, e tanto usuários como produtores e vendedores deverão se submeter a uma verificação de antecedentes criminais.