Depois da PM reprimir o começo do ato de 15 de maio em São Paulo, parte dele se dispersou e subiu a Consolação sentido Dr. Arnaldo. Como o vídeo demonstra, essas centenas de manifestantes estavam tentando prosseguir com seu direito de discordar da realização do Mundial, e o faziam de forma completamente pacífica quando foram atacados pela Polícia Militar – pelas costas. Observem quatro minutos de passagem de manifestantes pacíficos, até que a partir dos 4:00 do vídeo o ataque acontece, pegando-os desprevenidos e ferindo diversos deles.
***
Reportagem da Folha de S.Paulo de 16 de maio – em geral bastante tendenciosa, imprecisa e com má vontade em relação aos protestos, e até por isso isenta neste aspecto – descreve o início dos tumultos e mostra que depredações só aconteceram após a PM atacar indiscriminadamente os manifestantes por conta de tensões criadas por eles mesmos com apenas alguns.
“O protesto de ontem começou de forma pacífica na avenida Paulista. O grupo fechou a via e depois seguiu em passeata pela rua da Consolação.
Na caminhada no sentido centro, porém, teve início o confronto, após um grupo de PMs com escudos passar pela calçada, empurrando alguns manifestantes.
Um grupo se irritou e começou a xingar os policiais. A Folha testemunhou o momento em que ativistas jogaram pedras e lixeiras contra os soldados, que revidaram disparando bombas de gás.
Em seguida, ocorreram as depredações. Com o tumulto, a maior parte das pessoas se dispersou, mas um grupo pôs fogo em lixeiras e vasos ao longo da Consolação, criando barricadas em chamas.”