Alçado ao comando do Ministério do Esporte e de cinco secretarias estaduais vinculadas à área, o PRB pretende usar a estrutura dessas pastas para expandir o alcance de suas polÃticas destinadas à recuperação de usuários de drogas.
O nicho é uma das prioridades da Igreja Universal do Reino de Deus, berço de alguns dos lÃderes da sigla.
A indicação de quadros do partido para pastas vinculadas ao esporte foi uma ação deliberada da cúpula da legenda, decidida no fim do ano passado.
Todas as nomeações foram negociadas pelo presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, que é bispo licenciado da Universal. Depois de acertar com a presidente Dilma Rousseff (PT) a indicação do pastor George Hilton para o Ministério do Esporte, ele emplacou outros três pastores e uma ex-atleta em secretarias de Esportes do Ceará, Minas, São Paulo e Distrito Federal.
Mais recentemente, o presidente estadual do partido em Roraima assumiu a Secretaria de Cultura, que, para atender à linha definida pelo PRB, teve o nome modificado para Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
Para chefiar essas estruturas, Pereira escolheu nomes que despontaram na igreja e nas comunidades em que atuam pregando contra as drogas e atraindo jovens dependentes para atividades de recuperação.
O chefe da Secretaria de Esportes de São Paulo, por exemplo, pastor Jean Madeira, é um dos principais promotores da Força Jovem, braço da Universal que prega a reabilitação por meio do esporte.
Vereador paulistano e ex-judoca, Madeira foi responsável por intermediar uma série de parcerias entre prefeituras paulistas e a Força Jovem para realização de eventos antidroga.
Para esses eventos, geralmente, os governos doam espaço (ginásios de esportes, parques ou estádios) e estrutura, e a Universal organiza o ato, intercalando apresentações de atletas com falas motivacionais de pastores da igreja.
Os eventos são divulgados por membros do PRB e da própria Universal. No interior, alguns contam com cobertura de afiliadas da Rede Record, emissora vinculada à igreja.