Quando você pensa que os holandeses não podem mais inovar em relação a polÃticas de drogas, vem a Dutch Liberal Democrats youth (Juventude Liberal Democrata Holandesa) e anuncia que abrirá a primeira loja de ecstasy do mundo na segunda-feira, a fim de conscientizar a população a respeito da necessidade de polÃticas de redução de danos no lugar da proibição.
A loja está programada para abrir à s 11h desta segunda-feira 18/05 no centro da cidade de Amsterdã, a intenção do grupo polÃtico progressista é mostrar “porque a regulação é melhor do que deixar a distribuição nas mãos dos traficantes ilegais nas ruasâ€, mas para se manter dentro das leis atuais, eles vão distribuir apenas comprimidos placebos.
Eles publicaram em seu site oficial MDMJA.nl: “Nós podemos prevenir menores de comprar, certificar que as pÃlulas não terão superdosagem e educar as pessoas sobre formas de reduzir os riscos e danos envolvidos no uso do ecstasy.â€
Aberta por apenas um dia, a loja tem como objetivo levar o tema da descriminalização do MDMA para o parlamento holandês, na esperança de que eles possam educar as pessoas, desde a base, sobre o perigo do uso de drogas. Para conseguir colocar o tema em debate, o grupo tenta conseguir 40.000 assinaturas através do seu site MDMJMA.nl.
Mais de 500.000 pessoas já experimentaram ecstasy pelo menos uma vez em suas vidas, na Holanda, onde a maconha pode ser comprada legalmente e fumada em cafés e lojas especializadas.
No ano passado, foram registradas 3 mortes ligadas ao uso de MDMA pela ADE (Amsterdam Dance Event), e o paÃs, que é amplamente conhecido pela descriminalização da cannabis, oferece o caminho para a discussão sobre polÃticas de redução de danos e programas para recuperação de viciados.
Fonte: Pulse