A partir de hoje, qualquer pessoa maior de 21 anos pode possuir legalmente até 227 gramas de maconha, fumá-la em sua casa ou em locais privados, compartilhá-la com outras pessoas e cultivar um total de quatro plantas para uso pessoal.
O ato de fumar em locais públicos continua sendo ilegal, e a venda de maconha não será regulamentada no estado até o ano que vem, quando está previsto que a prática seja aprovada pela Comissão de Controle de Licores do Oregon.
No dia 4 de novembro de 2014, o mesmo dia em que ocorreram as eleições legislativas nos EUA, os eleitores do Oregon votaram a favor da Medida 91, que legalizava a posse, o cultivo e a venda de maconha.
Entrou em vigor nesta quarta (1º) a liberação do cultivo e da posse individual de maconha no Oregon. O Estado é a quinta unidade federativa dos Estados Unidos a legalizar o uso recreativo da droga.
A decisão foi tomada pelos cidadãos em um plebiscito realizado em novembro, em meio a uma onda pela legalização da droga no paÃs. O Legislativo estadual poderá alterar a medida até o dia 11 de julho.
O cidadão que tiver mais de 21 anos de idade poderá ter até 28 gramas (suficiente para 28 cigarros) fora de casa e até 225 gramas em casa. Em cada residência, até quatro plantas de maconha poderão ser plantadas em local não visÃvel da rua.
Também foi liberado ao adulto a posse de até 454 gramas de produtos comestÃveis como dez barras de chocolate à base de maconha. O consumo só é permitido em ambiente privado.
Salvo para fins medicinais, o Estado ainda não liberou a compra e venda da droga, algo que deverá acontecer até 2016. Com a medida, o estado passa a poder taxar e regular o cultivo e consumo da droga.
O uso recreativo da maconha está em vigor nos Estados de Colorado, Washington e Alasca e no Distrito de Colúmbia, onde fica a capital Washington.
Na noite de terça-feira (30), centenas de pessoas se reuniram na ponte Burnside, em Portland, cidade mais populosa do Estado, para comemorar à meia-noite a entrada em vigor da lei.
“[Na semana passada,] Passou a ser legal ser gay nos Estados Unidos. Agora, é legal ser gay e chapado em Oregon”, comemorou um cidadão no Twitter.