Assim que chegou à BolÃvia, o papa Francisco recebeu das mãos do presidente boliviano, Evo Morales, uma “chuspa”, bolsa artesanal andina usada para transportar folhas de coca, cujas propriedades ajudam a combater o mal da altitude. Como fora anunciado, o sumo pontÃfice tomou chá de coca durante o voo do Equador para La Paz.
Agência Efe
Francisco saudou as milhares de pessoas que participaram da missa em Santa Cruz
Por questões relacionadas à saúde de Bergoglio, que perdeu parte de um pulmão por causa de uma infecção quando era jovem, ele ficou somente quatro horas em La Paz, que está a 3.650 metros acima do nÃvel do mar. Já em El Alto, onde fica o aeroporto internacional, a altitude chega a quatro mil metros, sendo o mais alto do mundo.
As propriedades tanto da folha, quanto do chá de coca, ajudam a evitar o “sorocheâ€, ou mal da altitude. Na BolÃvia, o “acullicoâ€, ou ato de mascar folhas secas de coca, é uma prática milenar indÃgena e é considerado um patrimônio cultural do paÃs. Até hoje, os povos ancestrais, mineiros, setores populares bolivianos mascam coca para evitar o cansaço, a fome e os efeitos da altura.
Agência Efe
No pescoço, papa carrega chuspa, feita com lã de alpaca, uma das mais nobres do mundo
Consumismo e descarte
Após a curta parada em La Paz, Francisco partiu para Santa Cruz, onde chegou na noite desta quarta-feira (08/07).
Veja galeria de fotos do II Encontro Mundial dos Movimentos Sociais de Santa Cruz:
Agência Efe
Imagem da Praça do Redentor, em Santa Cruz
O papa reiterou que a riqueza de uma sociedade se mede através dos idosos que transmitem sabedoria e memória de seu povo aos mais jovens e não deixou de falar do papel das mães na sociedade.
Durante o encontro com os Sacerdotes, Religiosos, Religiosas e Seminaristas na escola Dom Bosco, voltou a pedir que os fiéis orem por ele. Ainda hoje, ele participará do segundo Encontro Mundial dos Movimentos Populares.