Protesto será na Avenida Paulista às 15h e marca o início da Semana contra a violência do Estado; ação se insere em dia mundial de solidariedade
Neste sábado, dia 26 de setembro, completa-se um ano da ação policial que acarretou no assassinato de seis pessoas e na desaparição de 43 estudantes da escola normal de Ayotzinapa, no estado de Guerrero, México. A fim de demonstrar que a solidariedade e a demanda por justiça permanecem vivas no Brasil e no Mundo, ativistas, coletivos e movimentos sociais organizarão um protesto às 15h, na Praça do Ciclista, Avenida Paulista.
A manifestação marca também a abertura da Semana contra a violência do Estado: Nenhum/a a menos, que busca lembrar dos massacres de Ayotzinapa e do Carandiru, que em 2 de outubro completa 23 anos, numa perspectiva crítica, vendo-os como parte do padrão estatal de atuação – como fica claro nas recentes chacinas de Osasco, Barueri e Carapicuíba, efetuadas pelo poder policial. Como contrapartida, os movimentos propõem um mundo sem grades.
Além de inaugurar as atividades da Semana, que prossegue até o próximo sábado, a ação se insere num calendário mundial de apoio a Ayotzinapa (#AcciónGlobalPorAyotzinapa). Neste dia familiares dos desaparecidos serão recebidos pelo presidente mexicano e haverá também manifestações multitudinárias em dezenas de cidades do país. Estão confirmadas também ações em Barcelona, Nova York, Denver, Quebec, Fresno, San Diego, São Francisco, Londres, Paris, Berlim, Bruxelas, San José, Bolonha, Madri, Gotemburgo, Tolouse, Marselha, Manchester, Cambgirdge, Sussex, Tóquio, Lima, Valencia, Los Angeles, Hamburgo, Florença, Munique, Málaga, Toronto, Amsterdã e Buenos Aires.
A Semana contra a violência do Estado prosseguirá com um sarau realizado em conjunto com vários movimentos de periferia na segunda, uma aula pública sobre desmilitarização na terça, um debate sobre mulheres encarceradas na quarta, uma manifestação pelos 23 anos do Carandiru e contra a redução da maioridade penal na sexta e um grande show de hip hop e reggae em Cidade Tiradantes no sábado.
Ação de solidariedade 1 ano de Ayotzinapa: vivos os levaram, vivos os queremos!
Sábado, 26 de setembro
Concentração 15h, na Praça do Cicilista (Avenida Paulista)
Evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/873296982751477/
Nenhum/a a menos: Semana contra a violência do Estado:
Página no Facebook – https://www.facebook.com/NenhumAMenos/
Blog – https://nenhumamenos.milharal.org/
Movimentos que compõem – https://nenhumamenos.milharal.org/quem_somos/