Para causar choque na população e trazer a reflexão, o coletivo Marcha da Maconha de Ribeirão Preto distribuirá drogas em frente ao Theatro Pedro II, na manhã deste sábado, 7. A intenção dos organizadores é debater a polÃtica de combate a drogas no PaÃs, segundo eles, uma das principais fontes de violência.
Além disso, eles irão orientar as pessoas que participarem da atividade sobre os problemas que o uso de drogas lÃcitas ou ilÃcitas possa trazer para o usuário, mas também explicando como a chamada Guerra as Drogas é uma das principais causadoras da violência urbana.
“A proposta da atividade de ‘distribuição de drogas’ é promover uma reflexão crÃtica da polÃtica de drogas vigente no Brasil. Sabemos que poderemos ter algum problema, sobretudo com a polÃcia, com a atividade deste sábado, pela sua natureza, mas queremos é provocar o debate com a populaçãoâ€, afirma Estevan Campos, um dos membros do coletivo.
Em abril, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) se reuniu com autoridades de todo o planeta pedindo legislações mais liberais para o plantio e consumo de drogas. Movimentos contrários à  flexibilização das leis afirmam que é preciso diminuir a demanda, por meio de medidas educacionais, e não do fornecimento.
O ato deste sábado é preparatório para a Marcha da Maconha em Ribeirão Preto, que acontece no dia 28 de maio, simultaneamente com outras localidades do PaÃs.
Foto: LuÃs Macedo/ Câmara dos Deputados