Para contribuir com o debate acerca dos efeitos causados pelo consumo de cannabis, seguindo sugestão dada pelo Rafael nos comentários do post “A maconha como cura“, o DAR indica o Cannabis Policy: Moving Beyond Stalemate (“PolÃtica sobre maconha: avançando além do Impasse”) de autoria da Global Cannabis Comission (Beckley Foundation) – Oxford University.
Este mesmo relatório é citado pelo Dr. Ronaldo Laranjeiras em seu artigo: Maconha, o dom de iludir . Entusiasta do proibicionismo,  Dr. Laranjeiras generalizou as informações contidas na publicação, dando a entender que a Global Cannabis Comission partilha de suas convicções a respeito da “Guerra à s Drogas” e dos efeitos da cannabis. Absurdo.
Para os mais preguiçosos, nem é preciso ler todo o conteúdo do Cannabis Policy: Moving Beyond Stalemate para notar que, mesmo apontando diversos males que o uso de cannabis traz à saúde (inclusive câncer, devido a fumaça inalada) , a publicação vai no sentido de embasar cientificamente uma alternativa à realidade proibicionista. Prova disso é a reportagem do Comunidade Segura, realizada durante apresentação do livro no Rio de Janeiro. Na ocasião, Peter Reuter, um dos 7 co-autores, afirmou: “Não se trata de promover o uso da maconha, mas de prover a sociedade de ferramentas mais efetivas para manejar uma substância que altera a consciência sem causar danos colaterais sociais como o crime organizado e a violência gerada pela polÃtica proibicionistaâ€. Vale a pena conferir a Ãntegra da reportagem em: http://www.comunidadesegura.org/pt-br/MATERIA-cannabis-sob-controleÂ
O Cannabis Policy: Moving Beyond Stalemate (“PolÃtica sobre maconha: avançando além do Impasse”) está disponÃvel em nossa seção de Arquivos.