do GAZ
A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) investiga uma clÃnica de recuperação de dependentes quÃmicos na periferia de Passo Fundo por maus tratos. Os 72 internos estariam sofrendo maus tratos, como privação de alimentos e espancamento.
Por meio de denúncias anônimas, a polÃcia deu inÃcio à s investigações e, com mandado de busca, entrou na clÃnica no final da manhã desta terça-feira, 5. Os policiais teriam sido recebidos com pedidos de socorro pelos internos, que teriam dito que estavam cansados de apanhar. Os pacientes contaram que eram agredidos com tapas, socos e, inclusive, com golpe de meias recheadas com sabonetes. Os policiais encontraram vestÃgios de sangue nos colchões, nas paredes e no teto.
Dos 72 pacientes internados, 49 sofrem de esquizofrenia e 23 são dependentes quÃmicos – 14 são adolescentes entre 15 e 18 anos incompletos, entre eles quatro meninas. Todos foram encaminhados ao Departamento Médico Legal para exame de lesões corporais.
O delegado responsável pelo caso, Mário Pezzi, afirmou que há fortes indÃcios de tortura. Quatro pessoas que estavam trabalhando na clÃnica no momento da ação policial foram conduzidas para a DPCA, onde estão sendo ouvidas. No final da tarde, o delegado deve anunciar por quais crimes os responsáveis pela clÃnica devem ser indiciados e se vai pedir a prisão dos mesmos.
A ação da policia foi acompanhada pelo Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, pelo Ministério Público e pela Vigilância Sanitária, com apoio da Brigada Militar.