Por Evangelo Lopes (ANgelO LoPes) – Marcha da Maconha Belém
A primeira marcha da Liberdade Belém acabou em repressão por parte de um comandante da GBEL (Guarda Metropolitana de Belém), que apreendeu a nossa faixa com os seguintes dizeres “1ª Marcha da LIBERDADE _\|/_” por que entendeu como “apologia a …”, apologia a que? a Liberdade de se EXPRESSAR PACIFICAMENTE? isso é crime agora? desde quando?
Cheguei um pouco atrasado no ponto de encontro, encontrei lá o Cigano, e mais alguns amigos do Coletivo Eco Transversal, perguntei se tinham visto alguém em uma Bike-som, pois este deveria estar lá conosco na marcha, não o encontrei a principio… nos apressamos em fazer uma faixa, levei 4,5 metros de TNT para confeccionarmos nossa faixa, começei escrevendo “1ª Marcha da LIBERDADE _\|/_, depois o amigo do eco tranversal começou a dar uns toques de arte, com bom grafiteiro que é, ao término tinhamos uma faixa de 4 metros e meio, com a palavra LIBERDADE escrita em letras garrafais, multi-colorida, preto, verde, amarelo, vermelho, roxo, azul.. fizemos outras menores com os dizeres “Plante Liberdade”, o Anderson da Galera Anarko-Punk levou uma bandeira Negra com algumas coisas escritas, palavras de ordem e uma dura crÃtica ao Estado.
Enquanto aprontavamos a faixa 4 Guardas Municipais da praça estacionaram perto de nós e ficaram observando.. um deles chegou comigo e perguntou o que estava acontecendom, expliquei que estavamos ali pra reunir a galera na Marcha da Liberdade, ele disse que não poderÃamos fazer isso ali pois não tinhamos “autorização” pra isso. entreguei-lhe uma cópia do artigo 5º e comuniquei que ficariamos ali até terminarmos nossas faixas e sairiamos em marcha por volta das 16:20. Eles resolveram Circular e nos deixar em paz….
Após terminarmos as faixas, fomos para a lateral da Praça da República,na calçada, esperar a “Marcha para Jesus passar”. Estavamos pacificamente na calçada, esperando a passagem da “Marcha para Jesus”, enquanto distribuiamos cópias de nossa carta Aberta à sociedade belenense sobre Marcha da Liberdade e principios do CLPP- Belém a algumas pessoas que já estavam a frente da marcha. quando a marcha deles chegou na gente, as Pessoas Passavam e Olhavam, paravam para ler o que estavamos entregando, Jovens, adultos, velhos, crianças mulheres, policiais militares que por ali passavam, alguns riam, outros nos repreendiam dizendo “queima eles Jesus”,outros até paravam para tirar fotos, filmar escutar o que tinhamos a dizer.
Alguns de nós gritavam “Liberdade de Expresão”, “plante Liberdade”, enquanto o Anderson lia em Voz alta os Artigos 5º e 220º da CF.
Enquanto distribuÃamos os panfletos, um grupo de 6 Guardas Municipais começou a nos cercar, ficaram na nossa frente fazendo a “segurança” exatamente em frente a nossa faixa, claro que isso chmou mais atenção ainda de quem passava, mas se era pra fazer a nossa segurança.. pra que um lançador de gás lacrimogênio então? pra que um .38 no coldre destravado? pra que as mãos em cima do spray de pimenta e nos cacetetes? por que? pra quê? esperavam que avançassemos pra cima da “Marcha para Jesus” com violencia? acharam eles que a Marcha da Liberdade era contra a “Marcha para Jesus”?
Pois eles se enganaram! estavamos lá para defender o nosso direito de livre expressão, de ir e vir, de ter real liberdade sobre o nosso corpo, de podemos falar e ser ouvidos! era pra isso que estavámos lá!
Foi tudo tranquilo até o momento em que chegou um carro descaracterizado, só com uma luz vermelha em cima, dois homens dentro , pararam atrás dos Guardas, tiraram algumas fotos de dentro do carro.. até o momento em que um deles saiu do carro e começou a puar a faixa do Anderson e a nossa faixa grande e gritando “calem a boca que vocês tão fazendo apologia, calados ou eu levo vocês presos!”, seguramos a faixa, mas os guardas que ali estavam meteram as mãos nos cacetetes e sprays de pimenta e começaram a nos empurrar esperando que começassemos a brigar…
Naquele momento senti vontade se agarrar a faixa e deixa a bomba explodir ao redor.. olhei pro lado e vi as pessoas passando pacificamente.. e agora? segurar a faixa e tomar porrada, comprar briga, e deixar aqueles guardinhas de merda tocar o terror tanto na Marcha da Liberdade quanto na Marcha da jesus?.. não ainda não era hora.. resolvi soltar a faixa, sob ameaça.. vocês acham isso revoltante? ainda não, o pior foi ver o que ele fez com uma das cópias dos Artigos 5º e 220º de nossa constituição federal quando entregamos uma a ele depois de ter pego nossa faixa.. ele simplesmente amassou e jogu no chão!, como se fosse lixo! mas não foi apenas um papel que ele amassou, no meu ver aquilo foi uma AFRONTA A NOSSA LIBERDADE, dizendo que não vale de nada, que não pdoemos nos expressar, não podemos falar, não podemos pensar..
NÃO NOS CALARAM! não vai ser um fardadozinho que vai calar nossa voz! dentro de nossos peitos arde a chama do entusiasmo, e seguiremos até o calor da vitória!.
Discutimos com os guardas, e com esse comandante que tomou nossa tão querida faixa, gritavamos (nesse momento estavamos entre dois trios elétricos) perguntando onde ele havia visto apologia? porque concerteza não foi na faixa que ele acabara de nos tomar, nesse momento eles começaram a nos empurar pra dentro da praça para afastar-nos da multidão que ali passava e observava tudo, enquanto alguns de meus amigos estavam filmando toda a ação recebemos ameças de tomarem nossos celulares e cameras para quebrá-los por estarmos filmando toda a truculência daqueles seis guardas da Guarda Metropolitana de belém (diga-se de passagem.. já vi várias vezes estes mesmo guardas esmurrando e socando pessoas na praça, a ultima vez foi um punk que acabara de ser agredido por outros punks de um grupo rival, correu para a guarita pra se livrar das agressões e acabou levando mais socos e pontapés desses guardas)… enquanto nos afastavam da multidão faziam ameaças e provoções esperando que reagissemos…
SaÃmos de lá revoltados com aquilo.. ficamos mais revoltados ainda ao ver que atrás de nós (no coreto central da praça) estava um grupo fumando maconha, observando a situação.. sem mover uma palha sem ao menos se juntar a nós na marcha…. seguimos em direção à praça waldemar Henrique.
Chegando na Waldemar tivemos algumas pequenas discussões acerca do que havia acontecido, alguns me repreenderam por eu como coordenador da marcha ter solto a faixa, alguns diziam que eles haviam tomado como “doce de criança”… eu não me importaria em ser agredido por segurar até a ultima força a faixa, mas naquele momento pensei não só em mim, mas também nas pessoas que ali passavam e que nada tinham haver com aquela situação e que seria prejudicadas caso começassem a lançar pimenta em nossa direção, já que atingiria a outra marcha também.
Decidimos marcar pra nos encontrarmos novamente dia 05/06 – na Praça Waldemar Henrique(14H).
Acalmem-se.. ainda não acabou, ontem (30/05) liguei pra assessoria de imprensa da GBEL, falei com o Sr. Josué, que diferentemente do fardado de sábado, foi muito gentil…
Infelizmente o que não achei a menor graça foi quando ele me disse que os pastores que organizam a “MarcHa para Jesus” haviam pedido ao comando da GBEL a Nossa Faixa pra “orar” por nós, jogando a nossa faixa na “fogueira santa”….
FOGUEIRA SANTA????? QUE PORRA É ESSA?? Não podem tacar fogo em nós como faziam seus antecessores na idade média com os “hereges” e agora tentam nos atingir queimando nossa faxa!! é um absurdo! que direito eles têm de fazer isso?
PAGAMOS IMPOSTOS na compra do tecido, nos sprays de tinta, nas nossas passagem pra irmos compra-las, e vem um pastorzinho querendo tacar fogo nela só porque considera a nossa causa “coisa do capeta”? NENHUMA IGREJA PAGA IMPOSTO! ATÉ MESMO ESSA “MARCHA PRA JESUS” não deve ter pago PN pra sair pelas avenidas de nossa cidade, e nós da Marcha da Liberdade tivemos que pagar quase R$ 30,00 pra uma licença de 3h, e técnicamente não poderiamos marchar.. isso é justo?
NÃO, NÃO É! QUEREMOS NOSSAS FAIXAS DE VOLTA! E LUTAREMOS POR ELAS!
QUE ESSES PASTORES PROCUREM OUTRA COISA PRA ATEAR FOGO!
E QUE SEJA SUA IGNORANCIA E PRECONCEITO DE PREFERENCIA!
NOSSO OBJETIVO É PROPAGAR A PAZ, MAS NÃO ABAIXAREMOS A
CABEÇA PRA NENHUM ENGRAVATADINHO QUE MAL SABE LER A BÃBLIA!
Querem Orar por alguém? Orem por suas próprias almas,
que concerteza deve ser bem mais corrompidas que a minha!
——————
A Tardinha do dia 30/05 liguei novamente para o assessor de imprensa da GBEL e ele me garantiu que conseguiria uma de nossas faixas de volta. Pra sorte dos pastores que seja a faixa grande que seja devolvida, a faixa que expressa a maior conquista de nosso povo desde 1964.. LIBERDADE! Pra gritar no pé do ouvido desses pastores..
EU SOU MACONHEIRO! COM MUITO ORGULHO! COM MUITO AMOOOOOOR!!!