Na tarde deste sábado (12), manifestantes realizaram a Marcha da Maconha em Fortaleza. O grupo se concentrou, à s 14 horas, em frente ao monumento da estátua “Iracema Guardiã”, na Praia de Iracema, e seguiram até o Anfiteatro da Volta de Jurema.
Durante a marcha, alguns manifestantes estavam fantasiados e outros carregavam cartazes com frases a favor da legalização da maconha. Segundo os policiais militares que acompanharam a passeata, cerca de 2 mil pessoas passaram pelo local. Ainda de acordo com a PolÃcia Militar, a marcha foi pacÃfica e não foi registrada nenhuma ocorrência.
A legalidade da Marcha da Maconha é garantida por uma decisão do Supremo Tribunal Federal deste o ano passado. A pedido da Procuradoria-Geral da República, o STF mudou a interpretação do artigo da Lei de Drogas, que proÃbe induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga.
Leonardo Heffer Do NE10/Ceará A Marcha da Maconha aconteceu neste sábado (12) em Fortaleza, com um público aparentemente maior do que a expectativa da organização, que era de 500 pessoas, 150 a mais do que em 2011. Esta foi a segunda edição do evento no Ceará, como parte da programação de manifestações que acontecem no mês de maio em várias cidades no PaÃs.
“Não estamos aqui fazendo apologia. Estamos para mostrar que há pessoas que apoiam a legalização da maconha. Não queremos a liberação, mas sim que o governo faça uma regulamentação do uso, seja medicinal ou pela população”, afirma Tamara Cesário, uma das coordenadoras da marcha em Fortaleza.
A concentração ocorreu no local onde fica a estátua de Iracema, na Praia de Iracema (atualmente a estátua foi retirada para recuperação, e no local está apenas o pedestal onde ficava a escultura). No primeiro momento, os manifestantes fizeram cartazes e realizaram protestos. O policiamento, feito pelo Batalhão de turismo da PolÃcia Militar, ficou mais afastado durante toda a concentração.
Fortaleza recebeu a Marcha da Maconha na tarde deste sábado, 12. Desde as 14hrs, centenas de pessoas se reuniram em frente à estátua de Iracema, no aterro da Praia de Iracema e realizaram uma caminhada até o anfiteatro da Volta da Jurema, na avenida Beira Mar, onde os manifestantes promoveram um ato pela legalização da maconha no PaÃs.
De acordo com informações do repórter Geimison Maia, enviado ao local, ainda não foi divulgado o número de participantes da marcha, mas foi grande a concentração de pessoas no local. Os manifestantes colaram cartazes na base da estátua, pedindo a liberação do uso da maconha e a não criminalização dos usuários, dentre outras reivindicações.
Segundo o repórter, a PolÃcia Militar esteve presente na manifestação para manter a segurança das pessoas, mas manteve certa distância para evitar conflitos. Até as 18hrs, não foram registrados conflitos.
O estudante e organizador da marcha, Mário Gurjão, 22, destacou que ato faz parte do movimento Maio Verde que ocorre em 120 cidades no mundo. Neste sábado, segundo ele, a marcha aconteceu também em Cuiabá, Niterói, Uberlândia e Belo Horizonte.