Dirigido por Mathew Cooke e com uma pegada completamente antiproibicionista (mesmo que às vezes com uma mirada excessivamente estadunidense) , o documentário COMO FICAR RICO VENDENDO DROGAS (How to make money selling drugs) é excelente pros que se interessam pela questão das drogas e pelos impactos da proibição das drogas.
Através de uma narrativa leve, bem humorada e dinâmica, que remete a videogames, o filme narra em dez passos como você pode ficar rico vendendo substâncias ilícitas, dando dicas de como não ser preso, como evitar investigações, como usar politicamente a proibição e até como se tornar um chefe de cartel.
Os depoimentos são de gente graúda como Susan Sarandon, Woody Harrelson, Eminem, o criador da série de The Wire, o ex-traficante Rick Ross (não confunda com o rapper de mesmo nome) e até o figuraça Barry Cooper, ex-policial que ganhou fama mundial ao fazer uma série de vídeos ensinando as pessoas a evitar batidas policiais, e temas importantes para o antiproibicionismo como preconceito, violência do Estado, encarceramento em massa, história da proibição e tratamento do uso problemático são abordados – talvez o seu maior problema esteja exatamente nesse último ponto, tratado de forma meio sensacionalista, ou na ausência de considerações sobre o papel do sistema financeiro nessa história.
Feliz com essa onda global de questionamento audiovisual da guerra às drogas, o DAR indica o filme em suas duas versões completas disponíveis no youtube abaixo. Se preferir, você pode baixar o Torrent aqui ou aqui – legendas em português aqui ou aqui.
(vídeos indisponíveis 🙁 )