A Prefeitura de São Paulo afirmou nesta quarta-feira (4) que irá ceder à PolÃcia Civil imagens do sistema de monitoramento municipal da região da Cracolândia, Centro da capital paulista, para auxiliar nas investigações de combate ao tráfico.
As imagens gravadas pela Guarda Civil Metropolitana durante o último ano serão disponibilizadas para a Secretaria de Segurança Pública do governo Geraldo Alckmin (PSDB) para ajudar a polÃcia a identificar e prender grandes traficantes.
O prefeito Fernando Haddad (PT) e o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, se reuniram nesta quarta na sede da prefeitura para tratar do tema. Segundo Moraes, a meta é “asfixiar” o comércio de drogas na região. O secretário afirmou que irá intensificar o combate ao tráfico de drogas na Cracolândia, com prisões de grandes traficantes que atuam na área.
Moraes disse que o foco será o rastreamento e prisão dos distribuidores de entorpecentes para evitar que a droga chegue à região. “Não é atingir o viciado ou pequeno traficanteâ€, disse o secretário. “Queremos ‘asfixiar’ o tráfico, prendendo o médio e grande traficante, aqueles que fornecem a droga”.
A parceria ocorre um mês depois do programa “De Braços Abertos†completar um ano. Implementado pela Prefeitura de São Paulo na Cracolândia, a iniciativa reduziu em 80% o fluxo de dependentes quÃmicos no Centro de São Paulo, segundo dados são da Secretaria da Saúde. Na mesma região, funciona também o programa Recomeço, do governo do Estado.
A expectativa é que a parceria ajude também esses programas de tratamento dos dependentes quÃmicos dos dois governos.
“Esse serviço de inteligência – junto com uma atuação mais próxima da PolÃcia Militar com a Guarda Civil – irá possibilitar que afastemos o joio do trigo. Ou seja, vamos afastar os traficantes dos dependentes, aqueles que precisam do tratamento”, explicou o secretário.