A Justiça mexicana aprovou nesta quarta-feira (4) o uso recreativo da maconha a quatro indivÃduos. Por quatro votos a um, a Primeira Sala da Suprema Corte mexicana, que decide sobre casos da Justiça civil, concedeu aval para que quatro pessoas especÃficas tenham a liberdade de plantar, transportar e fumar maconha em uso recreativo.
Essas pessoas são do grupo Sociedade Mexicana de Autoconsumo Responsável e Tolerante, relacionada com a ONG México Unido contra o Crime, e defendem a legalização da droga para frear a violência ligada ao narcotráfico.
A decisão só se a aplica a esses quatro indivÃduos, não autoriza o comércio e não cria jurisprudência, segundo o “Excelsior”. O jornal chama a sessão de “histórica” e diz que ela abre caminho para a discussão da regulação do uso de maconha no paÃs.
Para a decisão se generalizar no paÃs deve ser tomada em, no mÃnimo, cinco recursos, informa a agência Associated Press.
Em 2009, o México descriminalizou o porte de algumas drogas, incluindo a maconha, para consumo pessoal, mas manteve o cultivo como delito.
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO NO EL PAÃS (espanhol)Â