[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=hWaLM-h5BrM[/youtube]
Parece que a ciência explicou o motivo pelo qual nenhum ser humano consegue comer apenas um cubinho de queijo da bandeja quando vai a alguma festa. Segundo um estudo feito pela Universidade de Michigan, o laticÃnio tem um substância capaz de estimular as mesmas partes do cérebro que drogas viciantes, como a cocaÃna, por exemplo.
O estudo tinha como objetivo revelar quais alimentos mais causavam um comportamento viciante. Para responder essa questão, os pesquisadores pediram para 500 estudantes universitários preencherem um questionário para identificar qual era a comida mais desejada por eles. O resultado final mostrou que a pizza estava no topo da lista. Além disso, eles descobriram que os alimentos mais bem colocados nesse ranking continham queijo.
De acordo com o estudo, isso se deve a caseÃna, proteÃna encontrada, principalmente, em produtos derivados do leite. O trabalho dos pesquisadores de Michigan explica que essa substância pode inflamar os receptores opióides do cérebro, produzindo uma sensação de euforia bem parecida com a dependência de drogas.
Mais além do fato curioso, o estudo ajudou a fazer uma importante descoberta. “Isso poderia ajudar a mudar a forma como abordamos o tratamento da obesidade. Pode não ser uma simples questão de cortar certos alimentos, mas, sim, de adotar métodos utilizados para reduzir tabagismo, etilismo e uso de drogas”, explica ao site do jornal inglês Evening Standard a Dra. Erica Schulte, autora do estudo.